terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Eletronuclear faz levantamento de potencial nuclear em SE

Comitiva de engenheiros e técnicos estudam locais para abrigar novas usinas atômicas



Nesta semana, engenheiros da Eletronuclear estarão no estado de Sergipe fazendo um levantamento do potencial da região para abrigar futuras centrais nucleares. Visitas similares já foram realizadas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Alagoas.

A empresa está representada pelo engenheiro Marcelo Gomes, chefe da assessoria para desenvolvimento de novas centrais nucleares e pelo assessor técnico da Diretoria de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, Roberto Travassos. Uma equipe de técnicos da estatal chinesa Chinese National Nuclear Corporation (CNNC) acompanhará a visita.

“Temos convidado os potenciais fornecedores para essas viagens de reconhecimento de áreas candidatas”, explica Marcelo, “o que permite uma avaliação técnica mais profunda das potencialidades dos locais em estudo. Assim a Westinghouse e a Atmea nos acompanharam em Minas e Pernambuco, e contaremos com outras empresas nas próximas viagens”.

Segundo a Eletronuclear, o governo estadual de Sergipe reconhece os benefícios que um projeto desse porte traz à região, e tem prestado todo o apoio à missão. O grupo foi recebido nesta segunda-feira, 11 de janeiro, pelo governador do estado, Jackson Barreto (PMDB, para um almoço seguido de reunião técnica. Serão visitadas as cidades de Poço Redondo, Porto da Folha e Gararu.

O governador acompanhou a apresentação do projeto da Eletronuclear, ouviu sobre a atuação do grupo chinês e se colocou a disposição das empresas. Ele ainda afirmou que o Governo do Estado continuará participando das discussões e que este é o primeiro passo do processo de instalação do complexo nuclear no Brasil.

“Estamos fazendo os primeiros entendimentos e pretendo fazer uma visita a Angra dos Reis. Estamos também demonstrando interesse para nos inserir nesse contexto e para que exista uma definição ao longo dos anos para que a União, através de um consórcio co-financiado, possa amanhã vislumbrar essa questão da energia. É evidente que, onde quer que seja instalado o complexo, a sociedade vai ter que ser ouvida, e que não podemos deixar de fazer política em longo prazo e pensar no futuro de Sergipe e do país dentro dessa discussão de alternativas para busca de energia”, declarou.

Jackson Barreto também comentou que existe uma preocupação com o meio ambiente e que o país precisa buscar alternativas de geração energia. “A China tem um know-how [conhecimento] muito forte, haja vista que começaram a estudar a implantação de usina nuclear em 1955, e hoje é um país com mais de 30 usinas e estão implantando em várias localidades. Nosso Brasil é continental e carente, principalmente na região Nordeste, de formas alternativas de energia. Estamos vendo o que ocorre com nossos rios, a partir do São Francisco, e não sabemos o que vai nos acontecer no futuro. E sem energia, como vamos desenvolver esse país? Não estou dizendo que a energia nuclear seja a única, pois existem alternativas, mas é a mais utilizada no mundo inteiro atualmente”, acrescentou.

O assessor especial do governo, Oliveira Júnior, ainda explica que a atração de um complexo nuclear teria algumas vantagens, e uma das principais é poder levar obras de infraestrutura importantes e sentido social grande para regiões pobres, de pouca habitação e onde há pouco investimento.

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, confirmou nesta quinta-feira que o estado de Sergipe é um forte candidato a receber um das usinas nucleares que serão instaladas no Nordeste até 2030, mas ressaltou que ainda é preciso escolher o modelo que será usado no programa. A construção deve produzir 7.200 megawatts (MW) de energia, movimentar um valor equivalente a US$ 5 bilhões para cada usina, podendo atingir até U$ 30 bilhões de investimento, com geração de, aproximadamente, 2 mil empregos.



fontes: http://www.canalenergia.com.br/zpublisher/materias/Noticiario.asp?id=110052
http://agencia.se.gov.br/noticias/governo/sergipe-pode-abrigar-complexo-de-usinas-de-energia-nuclear
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/zimmermann-diz-que-sergipe-e-grande-candidato-a-usina-nuclear-0k66iu2a398xum0fqghaiwj7y


Nenhum comentário:

Postar um comentário