sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Licitações de petróleo e gás incluem a Bacia SEAL Terra


Publicada no Diário Oficial da União no último 07 de agosto, a Resolução nº 6 de 2013, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), autoriza a realização, em novembro deste ano, da 12ª Rodada de Licitações de Petróleo e de Gás Natural.

Fonte: ascom@mme.gov.br  | http://www.mme.gov.br/mme/noticias

No certame serão ofertados 240 blocos exploratórios, totalizando 168,3 mil km² de área, distribuídos nas bacias maduras do Recôncavo e Sergipe-Alagoas e nas novas fronteiras do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba. Esta rodada de licitações terá como foco a exploração de petróleo e gás natural a partir de recursos convencionais e não convencionais. A grande expectativa é de que o leilão contribuirá para o aumento do conhecimento geológico das bacias de novas fronteiras e a manutenção das atividades de produção nas bacias maduras, como a sergipana, de modo a gerar emprego e renda, além de elevar a produção de petróleo e gás natural do País.

Clique aqui para fazer o download da Resolução.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Potencial Energético do Estado de Sergipe

Sergipe possui uma população de 2.068.017 habitantes. Desse total, 547.651 vivem em zonas rurais e 1.520.366 em áreas urbanas. Segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil publicados recentemente, 99.18 % dos domicílios sergipanos têm acesso à energia elétrica. Isto é, apenas 0,82% da população ainda vive em domicílios sem energia elétrica. Esses dados demonstram o potencial energético do Estado e sua aplicabilidade na vida dos sergipanos. Para contextualizar e ampliar esses dados e saber como está o panorama energético no Estado, veja o Balanço Energético abaixo (de 2009, ano base 2008). Além de proporcionar subsídios e auxiliar a definir diretrizes às ações e à política energética estadual, um Balanço Energético apresenta informações relativas à oferta e consumo de energia. Importante para a gestão estatal, importante para a cidadania, para o desenvolvimento socioeconômico e energético responsável e sustentável. Como é possível conferir, Sergipe tem um excelente e natural potencial para a produção de energia.

fonte:www.sergipetec.se.gov.br