No último mês de maio as indústrias sergipanas consumiram uma média diária de 187,6 mil metros cúbicos (m³) de gás, quase 10% a mais do que o consumido em maio de 2013. Se comparado ao consumo referente ao mês de abril deste ano, o aumento foi de apenas 0,6%.
O consumo de gás pelo segmento veicular, o segundo maior do estado, atrás apenas do consumo industrial, obteve média diária de consumo de 84,3 mil metros cúbicos. Em termos relativos, houve avanço de 6,8% em relação a maio de 2013. Já em relação ao mês de abril deste ano, o aumento no consumo foi de 0,5%.
Nas residências e no comércio, a média diária de consumo de gás foi de 3,2 e 2,8 mil m³, respectivamente. Em relação ao mês de abril, este consumo significou aumento de 4,1% nas residências e redução de 3,4% no comércio. No comparativo anual, em ambos os segmentos houve aumento no consumo, sendo 18,5% no segmento residencial, e 16,7% no segmento comercial.
Esses dados são resultados da análise realizada pela parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Abegás. O estudo apontou que foram consumidos em Sergipe, no mês de maio de 2014, uma média diária de 283,9 mil metros cúbicos (m³) de gás. Este consumo representa alta de 1,2% comparado ao mês anterior, e 8,7% se comparado ao mês de maio de 2013.
Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIES - Unicom/FIES + ABEGAS