A comunicação ao Governador Jackson Barreto, pela Vale, de que o projeto Carnalita continua oficialmente no portfólio da empresa, e será desenvolvido de acordo com o projeto apresentado ao Governo do Estado, trará alguns benefícios imediatos à economia sergipana.
A posição da Vale foi transmitida ao Governador pelo diretor de Operações de Potássio, Francisco Cisne. De imediato, o Governador felicitou a empresa pela decisão e pediu aos setores técnicos das secretarias envolvidas nos vários aspectos do projeto – como infraestrutura, meio-ambiente, desenvolvimento econômico, que agilizassem as providências necessárias para agilizar conclusão pela empresa dos estudos técnicos-econômicos necessários à futura implantação.
De acordo com Oliveira Júnior, subsecretário de desenvolvimento energético, essa decisão irá gerar benefícios imediatos à economia sergipana. “A Vale atendeu o pedido do governador Jackson Barreto e não demitiu os técnicos envolvidos no Carnalita, e agora que o projeto já tem as licenças necessárias o inicio dos trabalhos será imediato, com o envolvimento de mais de cinquenta técnicos altamente especializados, uma parte dos quais vindos da Argentina, onde dominavam tecnologias necessárias ao desenvolvimento do processo de lavra por dissolução que a empresa tem a intenção de implantar em Sergipe”, explicou o Secretário.
De acordo com Oliveira, a empresa planeja já ter obras físicas nos primeiros poços exploratórios até o mês de setembro. “Além dos empregos especializados, teremos serviços de terraplanagem e a retomadas das negociações comerciais para alguns insumos, dentre os quais se destaca o gás natural, pois a Vale sozinha comprará mais que o dobro de todo o volume comercializado hoje no Estado, o que tornará a SERGAS uma das maiores empresas da região.”
Outro aspecto importante lembrado pelo subsecretário é que a capacidade de atração de projetos vinculados à cadeia produtiva de fertilizantes também já podem ser iniciados imediatamente, beneficiando a economia sergipana, já que não há mais dúvida de que finalmente Sergipe terá a planta de produção do potássio instalada.
![]() |
Minério da carnalita, de onde se extrai o potássio. |