quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sustentabilidade possível



Grande público participou na noite de ontem da palestra do consultor Hans Rauschmayer no auditório do SEBRAE. Hoje, o evento prossegue com aspectos mais práticos com o curso “Projetista de Sistema Fotovoltaicos Conectados à Rede”, com uma carga horária de 16h (veja post anterior)

Morador do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Hans montou em sua própria casa dois sistemas distintos, mas com objetivos comuns: gastar menos energia e economizar água: no telhado da casa, uma caixa recebe a água que chega pela rede de abastecimento. Canos a levam até placas coletoras pintadas de preto para reter calor. Aquecida, portanto mais leve, a água sobe para um reservatório. A partir daí, é só ligar o chuveiro.

— No inverno, a temperatura da água chega a 45 graus. O reservatório é grande o suficiente para dez banhos diários — conta Rauschmayer, que gastou cerca de R$ 700 na montagem da estrutura.

O outro sistema também começa no telhado. O empresário instalou calhas, que transportam água da chuva para um reservatório no quintal. De lá, ela é distribuída para os sanitários, e também serve para regar o jardim do imóvel.



Neste momento, estou gerando 1.660 watts. Isso dá para dois ar condicionados, dois computadores e uma geladeira  diz Hans Rauschmayer, engenheiro de ciência da computação. À época, ele pagou R$ 14 mil para gerar a própria energia. E calcula que levará dez anos recuperar o investimento. A economia são de 60%, então eu pago apenas 40% do que eu pagaria sem energia solar  explica.

Toda vez que gera mais energia do que recebe da rede, Hans não paga conta de luz. No país do Hans, a Alemanha, com muito menos sol que o Brasil, já existem aproximadamente 1,5 milhão de instalações como essa. Por aqui, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, são apenas 83.

— Sempre quis ter fontes renováveis de energia — diz Rauschmayer, que é convicto da viabilidade econômica e ecológica da implementação de sistemas alternativos, ajustados e adequados à diferentes realidades. Saiba mais, nos links ao final do post.

Hans demonstrou a eficácia e simplicidade do sistema




Saiba mais: 
  • http://www.ahkbrasilien.com.br/fileadmin/ahk_brasilien/portugiesische_seite/departamentos/Meio_Ambiente/Ecogerma_2013/Painel_1_Energia_Fotovoltaica/02_Ecogerma_Solarize_2013-06.pdf
  • https://www.youtube.com/watch?v=5uQSMD8YkGE
  • http://oglobo.globo.com/rio/bairros/sustentabilidade-comeca-em-casa-4798724#ixzz38HoqY6LB