sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nova descoberta em Sergipe confirma expectativas de reservas

Com mais uma descoberta, agora do poço 3BRSA1194SES, a Petrobras ratifica a importância da nova fronteira petrolífera da Bacia Sergipe-Alagoas. Tata-se de mais um poço exploratório que confirmou presença de hidrocarbonetos e voltou a entusiasmar o mercado. Para o secretário Oliveira Júnior, "mais uma vez confirmamos o enorme potencial de óleo, que surpreende pela qualidade e quantidade, o que requer ações urgentes da empresa para aproveitamento deste potencial."

Nova descoberta no BM-10 reanima mercado e confirma potencial. 


Petrobras comunica descoberta de óleo na bacia de Sergipe-Alagoas

RIO  -  A Petrobras comunicou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) descoberta de indícios de hidrocarbonetos de petróleo na perfuração de um poço no bloco SEAL-M-499, em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. 
O nome do poço perfurado é 3BRSA1194SES e ele tem lâmina d’água de 2.800 metros. O poço em questão, identificado com o código 3, é um poço exploratório de extensão, que visa delimitar a acumulação de petróleo em um reservatório. O bloco BM-SEAL-10 é parte da concessão SEAL-M-499.
A Bacia de Sergipe-Alagoas tem trazido resultados importantes ao mercado. A Petrobras vem informando, desde 2010, descobertas nas concessões dos blocos BM-SEAL-4, BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11, com alto índice de sucesso. 
Até outubro, conforme publicou o Valor, dos 16 poços exploratórios perfurados nessas três áreas, 13 continham hidrocarbonetos. Outro dado técnico da área valorizado por geólogos foi que dos dez poços pioneiros perfurados (dentro do horizonte dos 16), primeiros poços a serem construídos em prospectos, oito foram descobridores de novas jazidas de óleo leve ou de gás.
(Marta Nogueira | Valor)

12/12/2013 às 12h39. Veja aqui matéria integral do Valor.







quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Prêmio ANEEL 2013

A SULGIPE, com sede na cidade de Estância, é destaque nacional 


"A Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe ganhou o prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) Brasil - 2013, com índice de 74,37%. A empresa, que atende cerca de 130 mil consumidores em 14 munícipios do Sergipe, também levou o prêmio IASC "Região Nordeste", na cerimônia realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última quinta-feira (05/12).

Segundo superintendente de Comercialização, Marcos Bragatto, a surpresa na premiação deste ano foi a região vencedora com melhor índice de satisfação em nível nacional. ”Quebrou uma série, porque sempre era uma empresa pequena mas do Sul do País, e dessa vez foi do Nordeste”, destacou.

Outra surpresa foram as vencedoras das categorias “Região Norte” e “Região Centro-Oesteacima de 30 mil consumidores residenciais”, respectivamente, Celtins e Enersul. Ambas as distribuidoras faziam parte do Grupo Rede e estão sob intervenção. “Essa empresas, tiveram uma boa avaliação também nos anos anteriores dos seus consumidores. Então a gente vê que apesar dos problemas financeiros na concessão, de qualquer forma, os consumidores continuaram tendo uma boa percepção do serviço prestado por elas”, explicou o Bragatto.

Na categoria “Maior crescimento 2012/2013”, quem ganhou foi a Companhia Energética de Roraima (Cerr). Os demais vencedores das categorias foram: “Até 30 mil consumidores - Sul, Sudeste e Centro-Oeste”- Empresa Força e Luz Urussanga (EFLUL); “Entre 30 mil e 400 mil unidades consumidoras - Sul e Sudeste” - Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM); “Região Sul – acima de 400 mil unidades consumidoras” - Rio Grande Energia (RGE); e “Região Sudeste – acima de 400 mil unidades consumidoras” - Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga).

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, o principal benefício da premiação é o de a concessionária verificar os pontos em que ela precisa melhorar. “Mesmo que a concessionária não consiga resolver o problema dele de um dia para o outro, o consumidor tem que ser bem atendido, com informações seguras e precisas. Isso é um direito do consumidor”, explicou Rufino em entrevista após a cerimônia.

O diretor acrescentou ainda que a agência reguladora tem a percepção de que o item de qualidade do serviço precisa ser melhorado. “A Aneel está desenvolvendo mecanismos para monitorar isso de uma maneira preventiva e agindo no sentido de corrigir os rumos para que o serviço seja da melhor qualidade”, finalizou.

O prêmio é concedido anualmente, desde 2002, para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no país. As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e o Selo IASC, que identifica o reconhecimento dos consumidores pelo seu desempenho. As concessionárias ganhadoras também poderão aplicar o selo nas contas de luz, no material institucional e nas demais peças de comunicação empresarial de acordo com regras previstas no regulamento da premiação.

“É claro que as empresas ainda podem melhorar. Os fatores estão todos disponíveis e as empresas devem trabalhar em cima deles para melhorarem esse índice”, destacou o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Planejamento Energético, Altino Ventura; do diretor da Aneel, José Jurhosa; além dos representantes das distribuidoras e agentes do setor."


Fonte: Por Adriana Maciel, de Brasília, para o Jornal da Energia. Disponível on line aqui