sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Nova fábrica de cimento em Sergipe



A previsão é a geração de 2 mil empregos e o investimento de 1 bilhão de reais


O governador Jackson Barreto recebeu na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, no Palácio de Veraneio, o presidente da Companhia Industrial de Cimento Apodi, Ivens Dias Branco, que comunicou a intenção de instalar uma planta cimenteira em Sergipe.

Participaram da reunião executivos da Companhia, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Saumíneo Nascimento, o subsecretário de Desenvolvimento Energético, Oliveira Júnior, entre outros gestores.

Para o governador Jackson Barreto o momento continua sendo de trabalho para que o Governo consiga captar mais uma empresa que irá gerar emprego e renda para os sergipanos. “Ficamos felizes de ver que mais um grupo pode se instalar em Sergipe, com a perspectiva de mais uma fábrica de cimento”.

Ele destacou o volume grandioso do investimento com a chegada de uma nova Companhia. “Serão gerados 600 empregos com a fábrica instalada e teremos um investimento de R$ 1 bilhão, então, estamos aqui trabalhando e ajudando a consolidar esse projeto do ponto de vista da sua especialidade e a preocupação com o futuro do estado, com nossa economia e com o desenvolvimento de Sergipe. Vamos ajuda-los em tudo o que for necessário para que esse projeto se consolide”.

O secretário Saumíneo Nascimento explicou que a planta cimenteira deverá gerar aproximadamente 2 mil empregos na sua fase de construção e que após a conversa com o governador Jackson Barreto, o projeto entra em nova fase. “As nossas discussões agora são sobre as próximas tratativas que vão ficar a cargo do Governo do Estado e do Grupo, para que este projeto efetivamente seja implantado”.

No tocante ao local onde deve ser construída a indústria, Saumíneo relatou que essa é uma definição que está sendo discutida. “Preferimos não informar nesse momento porque é um estudo do Grupo, vai depender agora dos próximos passos que envolvem as questões ambientais e licenças, mas garantimos que vamos acelerar o máximo possível”.

O presidente executivo da Apodi, Adauto Farias relatou que a escolha por Sergipe foi baseada em vários fatores. “É um estado que está muito bem posicionado estrategicamente, pois, está entre Pernambuco e Bahia, então a logística é muito boa. Aliado a esse fato é um estado bem suprido de energia e infraestrutura, matérias primas para a fabricação de cimento e também estamos sendo bem recebidos pelo Governo do Estado. Estamos tendo um apoio muito grande para que possamos instalar nossa fábrica aqui”.

Fonte: http://www.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=162213

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Petrobras descobre novos indícios de gás em Sergipe

A partir dos informes produzidos pela Petrobras para a Agência Nacional de Petróleo, Valor Econômico publicou ontem matéria do jornalista André Ramalho que confirmam as expectativas otimistas sobre as enormes reservas de petróleo e gás na costa sergipana.


Novos indícios da presença de gás natural foram confirmados pela Petrobras, em relatório destinado à Agência Nacional de Petróleo. As descobertas fazem parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) desenvolvido na área do bloco SEAL-M-426, onde está localizado o poço Farfam, já notório pela expectativa de conter grandes quantidades de óleo leve, de excelente qualidade.

A informação foi divulgada ao mercado ontem pela Agência Valor. Com isso, se confirmam expectativas que já eram muito positivas desde os chamados testes de formação do poço Farfam, cujo óleo foi considerado pela Petrobras como de ótima qualidade, com 38º API de viscosidade

O bloco SEAL-M-426 faz parte dos conjunto de áreas marítimas em águas ultraprofundas que a Petrobras está estudando em Sergipe. Nestas áreas, estão em desenvolvimento os chamados "Planos de Avaliação de Descobertas", que precedem a exploração comercial das áreas petrolíferas.


Águas profundas em Sergipe tem grande potencial de petróleo e gás.


Leia mais em:
http://www.valor.com.br/empresas/3661168/petrobras-descobre-mais-indicios-de-gas-em-aguas-profundas-de-sergipe#ixzz3B1vzhAVR