sexta-feira, 10 de maio de 2013

SUDEN reúne com Presidenta da PENSE

A fim de articular e viabilizar ações, Oliveira Jr. se reuniu na manhã desta quinta-feira, 10, no gabinete da SUDEN, com Ana Maria Mendonça, presidente da PENSE (Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energias de Sergipe). 


A Presidente da PENSE, Ana Maria Mendonça e Oliveira Jr.







SUDEN assina Acordo de Resultados do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe

O objetivo é inserir micro e pequenas empresas na cadeia de suprimento da indústria sergipana de energia


Representando o Governo do Estado de Sergipe, ao lado do Secretário Saumínio Nascimento (SEDETEC), Oliveira Jr. firmou na noite de ontem (09 de maio) o instrumento de pactuação de resultados com as entidades que participam no Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás em Sergipe. A celebração desse acordo, no âmbito do convênio Petrobrás-Sebrae, objetiva promover a inserção competitiva e sustentável de pequenas e micro empresas na cadeia produtiva da indústria de petróleo, gás e energia, potencializando um dos mais prósperos setores da economia sergipana.

SUDEN é a sigla da Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento Energético Sustentável, órgão que assessoria diretamente o Governador do Estado nas questões relativas à energia.

Além da SUDEN, são instituições participantes: SEBRAE Nacional, SEBRAE Sergipe, PETROBRAS, Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP, Rede PetroGás Sergipe, Associação de Empresas Fornecedoras da Cadeia Produtiva de Petróleo e Energia – PENSE,  Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe; Universidade Tiradentes, SENAI, SENAC, IEL, FAPTEC/SE, SERGIPETEC, Movimento Competitivo Sergipe, BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a Rede de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, representada pelas Prefeituras Municipais de Carmópolis e Divina Pastora.


No ano de 2012, segundo dados fornecidos pelo SEBRAE, Sergipe atingiu uma produção de aproximadamente 60.000 (boed) barris de petróleo por dia. E o panorama para 2013 tem sido bastante animador. Além das novas descobertas em águas ultra profundas, está prevista a expansão da produção em campos maduros devido à utilização de tecnologias mais modernas de recuperação secundária, como os projetos de ampliação de injeção de água nos campos de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo (em terra) e de Camorim e Dourado (no mar, em águas rasas), devendo incrementar a produção estadual de petróleo em torno de 25 mil barris diários.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Download: Sergipe, Estado de Oportunidades

Basta clicar AQUI para obter arquivo PDF


Veja porque o menor estado brasileiro tornou-se um estado de oportunidades para novos negócios. Aqui, reduz-se a desigualdade social e estimula-se a competitividade e a inovação.

Esta é a versão em português da apresentação "Sergipe, um Estado de Oportunidades", aqui disponibilizada para download em formato de arquivo PDF (print documento format - use o reader da Adobe para abrir).

Por razões de segurança, esse arquivo está disponibilizada no domínio "se.gov.br", administrado pelo Governo do Estado de Sergipe. Você pode baixar o arquivo através de dowload na área de ftp (file transfer protocol) neste link.

SE: um Estado de Oportunidades


terça-feira, 7 de maio de 2013

Missão Internacional concluída com sucesso


A delegação concluiu a missão à Espanha na última sexta-feira (26), cujo objetivo foi atrair investimentos para o desenvolvimento dos estados do Nordeste do Brasil, voltados para infraestrutura, projetos de mineração, petróleo e gás, energias renováveis, turismo e resíduos sólidos industriais em geral. O encerramento foi marcado pela visita à sede da Renfe (empresa pública que opera os serviços de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias na Espanha), onde foi realizada reunião com Apolinar Rodriguez (Diretor da área internacional); Juan Maties Archilla (Diretor de Projetos Internacionais) e José Antonio García Varez (Coordenação e Suporte Gestor de Projetos Internacionais). 



As atividades do dia tiveram continuidade com a viagem para a cidade de Valência no trem de alta velocidade (AVE), com o objetivo de conhecer as instalações do Porto de Valência, onde foram recebidos por Fernando Ugena (diretor de Operações da Adif). A comitiva participou de uma reunião com Manuel Rodriguez (representante da autoridade portuária), e Antonio Torregrosa (diretor de Projetos da fundação do Porto de Valencia), encarregado de melhorar a eficiência e a competitividade do Porto, através da investigação, formação e cooperação internacional.


No encontro, o superintendente da SUDENE Luiz Gonzaga Paes Landim falou sobre os principais objetivos e conquistas da missão, destacando a importância de conhecer as instalações portuárias espanholas, uma vez que um dos projetos da Sudene é a renovação da estrutura portuária do Nordeste do Brasil. A autoridade portuária fez uma apresentação da infraestrutura e do modelo de gestão portuária de Valência e ressaltou os objetivos e as atividades da Fundação.  



Fonte: Ascom/Sudene;  Com informações de Ana Compte (acompte@rcmarco.com) 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jackson Barreto e Oliveira Jr. em missão da SUDENE


Oliveira Jr. acompanha Vice-Governador em missão da SUDENE


O Subsecretário de Estado, Oliveira Jr., acompanhou o vice-governador Jackson Barreto em missão internacional coordenada pela SUDENE para apresentar potencialidades da região nordeste a empresários e instituições públicas da Espanha.


Os temas ligados ao desenvolvimento energético foram um dos principais tópicos discutidos, pois a Espanha tem reconhecida expertise na área, e vêm fazendo esforços para ampliar a produção de energia eólica e energia solar.

Comitiva da SUDENE recebida por Enrique Iglésias, em Madrid