Diversificação de Produtos exportados através do Porto de Sergipe facilita crescimento econômico
Iniciaram as atividades de exportação de soja pelo Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). Esta semana foram descarregadas cerca de 160 toneladas do grão provenientes da Bahia, por via terrestre, e cujo primeiro embarque marítimo está previsto para meados de abril.
A operação de exportação está sendo realizada pela empresa Multigrain Importação que prevê o embarque no Terminal da Barra dos Coqueiros, ao longo deste ano, de aproximadamente 150 mil toneladas de soja com destino à Russia e outros países do continente europeu, podendo alcançar o montante de 450 mil toneladas nos próximos dois anos.
José de Oliveira Jr,, assessor do Governo do Estado de Sergipe, foi um dos responsáveis pela regularização a partir da transferência da outorga para o consórcio entre Governo do Estado, VLI e Petrobras. Ativo entusiasta da modernização e reformulação das atividades do Porto, destacou que "(...) essa operação comprova que o TMIB pode e deve ser utilizado para outras atividades econômicas, diversificando a pauta de produtos e contribuindo para o escoamento da produção agrícola da região nordeste do Brasil."
O TMIB é um terminal offshore. Seu cais de acostagem situa-se a 2.400 m da linha da costa e é abrigado por um quebra-mar artificial de 550 m. O porto opera cargas gerais como madeira, coque, uréia, trigo, ferilizantes e sucos naturais. É ainda utilizado pela Petrobras para apoio às atividades de exploração e produção de petróleo na costa de Sergipe. O terminal está ligado à malha rodoviária federal (BR-101) através da rodovia estadual SE-226, com 22 quilômetros de extensão.
Oliveira Jr.: “