A SUDEN, a Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES) e o Observatório de Sergipe, em sinergia com outros órgãos públicos (SEFAZ, SEDETEC, SERGÁS, UFS, entre outros) deliberam uma nova edição do Balanço Energético de Sergipe, atualizando extensivamente o anterior, publicado em 2009, com ano base de 2008 (veja aqui). Reunidos nesta manhã (27), as equipes da SUDEN e SUPES aprovaram o índice da publicação e providenciaram a continuidade da produção textual gráfica, cartográfica e estatística.
![]() |
Da esquerda para a direita: Eugênia Branco, Márcio Reis, Fernanda Cruz, Oliveira Jr., Marcel Resende e José Cláudio. |
O Balanço Energético é um preciso relatório que promove a ênfase na consolidação de informações para o planejamento e eficiência do setor energético - seja em energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, fontes energéticas renováveis etc- e abrange um universo que trata além da oferta e do consumo, as atividades de extração de recursos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia.
Em fase de elaboração, o novo Balanço Energético estará disponível nas versões impressa e eletrônica, sendo uma relevante fonte de pesquisa para políticas, ações governamentais e investimentos na área.
A vocação do estado de Sergipe em relação ao setor energético ficou clara já no primeiro Balanço Energético elaborado em 2007 (ano base 2006), ao demonstrar que 41% do PIB do estado estava ligado ao setor, com destaque para o petróleo (com 1.400 poços de extração em 17 municípios). Nos últimos anos, o destaque se amplia ao âmbito do Gás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário