![]() |
A SULGIPE, com sede na cidade de Estância, é destaque nacional |
"A Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe ganhou o prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) Brasil - 2013, com índice de 74,37%. A empresa, que atende cerca de 130 mil consumidores em 14 munícipios do Sergipe, também levou o prêmio IASC "Região Nordeste", na cerimônia realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última quinta-feira (05/12).
Segundo superintendente de Comercialização, Marcos Bragatto, a surpresa na premiação deste ano foi a região vencedora com melhor índice de satisfação em nível nacional. ”Quebrou uma série, porque sempre era uma empresa pequena mas do Sul do País, e dessa vez foi do Nordeste”, destacou.
Outra surpresa foram as vencedoras das categorias “Região Norte” e “Região Centro-Oesteacima de 30 mil consumidores residenciais”, respectivamente, Celtins e Enersul. Ambas as distribuidoras faziam parte do Grupo Rede e estão sob intervenção. “Essa empresas, tiveram uma boa avaliação também nos anos anteriores dos seus consumidores. Então a gente vê que apesar dos problemas financeiros na concessão, de qualquer forma, os consumidores continuaram tendo uma boa percepção do serviço prestado por elas”, explicou o Bragatto.
Na categoria “Maior crescimento 2012/2013”, quem ganhou foi a Companhia Energética de Roraima (Cerr). Os demais vencedores das categorias foram: “Até 30 mil consumidores - Sul, Sudeste e Centro-Oeste”- Empresa Força e Luz Urussanga (EFLUL); “Entre 30 mil e 400 mil unidades consumidoras - Sul e Sudeste” - Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM); “Região Sul – acima de 400 mil unidades consumidoras” - Rio Grande Energia (RGE); e “Região Sudeste – acima de 400 mil unidades consumidoras” - Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga).
De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, o principal benefício da premiação é o de a concessionária verificar os pontos em que ela precisa melhorar. “Mesmo que a concessionária não consiga resolver o problema dele de um dia para o outro, o consumidor tem que ser bem atendido, com informações seguras e precisas. Isso é um direito do consumidor”, explicou Rufino em entrevista após a cerimônia.
O diretor acrescentou ainda que a agência reguladora tem a percepção de que o item de qualidade do serviço precisa ser melhorado. “A Aneel está desenvolvendo mecanismos para monitorar isso de uma maneira preventiva e agindo no sentido de corrigir os rumos para que o serviço seja da melhor qualidade”, finalizou.
O prêmio é concedido anualmente, desde 2002, para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no país. As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e o Selo IASC, que identifica o reconhecimento dos consumidores pelo seu desempenho. As concessionárias ganhadoras também poderão aplicar o selo nas contas de luz, no material institucional e nas demais peças de comunicação empresarial de acordo com regras previstas no regulamento da premiação.
“É claro que as empresas ainda podem melhorar. Os fatores estão todos disponíveis e as empresas devem trabalhar em cima deles para melhorarem esse índice”, destacou o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Planejamento Energético, Altino Ventura; do diretor da Aneel, José Jurhosa; além dos representantes das distribuidoras e agentes do setor."
Fonte: Por Adriana Maciel, de Brasília, para o Jornal da Energia. Disponível on line aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário